Como escrever textos que vendem sozinhos.

Escrever textos que prendem a atenção e fazem você conseguir uma ação do leitor é o objetivo de todo bom redator. Existem técnicas poderosas para isso, e aqui eu vou explicar 5 delas.

Porém antes de revelar estas técnicas de escrever textos, preciso contar uma curiosidade sobre o país do Tio Sam.

Lá eles tem “writer” que a tradução literal seria “escritor” e tem também o que chamam de “Copywriter”.

Não! Não é alguém que copia textos. É difícil traduzir aqui, mas talvez seria algo como redator publicitário.

Talvez essa profissão tenha surgido lá porque eles tem uma forte cultura de vendas.

Pois uma das funções dos Copywriters – antes da internet – consistia em escrever textos para vender produtos e serviços através de cartas enviadas pelo correio.

Eram as sales letter ou, cartas de venda.

Imagina! Uma técnica para escrever textos que sozinhos, conseguiam vender produtos e serviços. Pensa no poder.

Afinal, niguém lê textão! Ou você lê?

Hoje a técnica dos Copywriters continua firme e forte em textos do Marketing Digital.

Quer vender mais? Convencer pessoas? Ganhar dinheiro? Continue firme na leitura deste texto, porque expliquei o termo apenas para contextualizar.

Agora vamos ao que interessa.

Ignore por um instante as letras, as palavras. Dê uma olhada geral, e perceba como seus olhos se sentem.

Como você percebeu, parece rápido de ler.

Tem cadência. Tem frases curtas. E o melhor de tudo…

Tem parágrafos curtos!

Também tem pontos de exclamação e reticências onde não devia.

Os defensores da gramática já devem ter percebido.

Mas quem se importa com regras gramaticais quando seu cérebro diz: Uhuuul… Isso é fácil de ler e preciso descobrir os 5 segredos.

Outro truque legal deste texto é que ele conta duas histórias ao mesmo tempo.

Como? Muito simples.

Perceba que coloquei frases com letras maiores no meio.

Estas frases na sequência contam um história própria.

Pode testar. Volte ao início e leia apenas elas. (caso já não tenha feito isso)

Você vai ter uma visão geral sobre o que é este texto apenas lendo as frases maiores.

Esta é uma técnica chamada de “leitura dupla”, e você pode aprender mais sobre isso com o criador, Dan Kennedy.

Qual a razão por esta técnica ser importante e funcionar?

Simples! Nosso cérebro foi programado para economizar calorias.

Então antes de se comprometer a raciocinar, você escaneia a página para ver se o assunto interessa.

Isso é totalmente normal, e aos poucos você vai sendo fisgado, imergindo no assunto.

Estas frases grandes dão ao cérebro a sensação de ler a página inteira rapidamente!

Mesmo que você olhe apenas por cima, ainda terá uma idéia do que se trata.

Muito legal, certo? Viu como é fácil de ler?

Mas não é só isso. Perceba outra coisa sobre este texto.

Ele não é realmente sobre “como escrever textos”.

Ele é sobre você, e como se comporta diante da informação.

Mais especificamente, como você pode influenciar pessoas criando conteúdo fácil de consumir.

Afinal, se as pessoas não lêem o que você escreve, como elas poderão entender os benefícios que você tem para oferecer?

Não é difícil. Fazendo uma analogia, é como tirar um peixe grande da água. Se você puxar com muita força, a linha arrebenta.

Você precisa fisgar primeiro, e aos poucos ir prendendo a atenção.

Agora que você chegou até aqui – na metade, 50% –  não vai desistir de ler o restante. Certo?

É agora que se pode escrever textos mais densos, parágrafos maiores e cheios de informações relevantes.

Porque já concordamos que escrever textos com técnica, pode ser uma arma poderosa de venda.

E se você chegou até aqui, já reconheceu-se lendo e se interessou em como posso ajudar você a escrever textos assim para vender algum produto ou idéia.

Certo? Então chegou a hora de falarmos sobre aqueles segredos que citei no início.

 

As 5 técnicas para escrever textos que vendem.

 

01 – Primeiro, certifique-se de que tudo – TUDO – o que você vai escrever no texto é sobre O LEITOR.

Sério, quando temos um negócio, uma empresa, um produto que desenvolvemos, nossa ânsia é falar a respeito disso. Queremos contar nossa história heróica e mais, queremos que nossos clientes sejam fascinados por nós.

Tenho uma má notícia: eles não se importam com isso. Eles não querem saber das suas vitórias, como seu pai começou sua empresa do nada, ou qualquer coisa parecida

Eles se preocupam somente com eles mesmos, então tudo o que você escrever precisa sempre deixar claro como você ou o que eles estão lendo, pode ajudá-los em suas necessidades.

02 – Ainda mais importante que “ELES”, são os RESULTADOS que ELES terão.

Por exemplo, se este texto fosse sobre MIM, os anos que me dediquei à comunicação e o marketing, as ideias brilhantes que renderam prêmios e reconhecimento nacional e internacional, você não estaria mais aqui, certo?

Ou se eu apenas falasse sobre como é importante e que você precisa escrever bem, ter um bom conteúdo e a importância disso, você até poderia ler alguma coisa ou outra… mas em última análise, você abandonaria a leitura, porque é irrelevante, pois você já sabe disso e eu pareceria arrogante.

Porém, você ainda está aqui e por uma razão: estamos falando sobre os resultados que você quer conquistar ao escrever um texto vendedor e como pode se beneficiar disso.

Neste caso, estamos falando sobre como conseguir o que você quer das pessoas com um texto,  que pode ser uma matéria de blog como essa. Mas não só isso. Pode também ser no formato de um vídeo, em uma página de vendas no seu website, um folder. Pode ser até em uma palestra ou uma conversa. Qualquer oportunidade de venda.

Escrever textos assim leva a VENDAS, e as vendas levam ao SUCESSO.

E é por isso que você está aqui, certo?

 

03 – Use as palavras mágicas, “então você pode”.

Haverão pessoas que tentarão lhe convencer que quando se trata de falar sobre seus produtos e serviços, você precisa deixar claro todos os recursos que eles oferecem.

Esqueça isso. Se você quiser realmente vender, você precisa conseguir explicar como as características do seu produto ou serviço se relacionam diretamente com os resultados que seus leitores querem obter.

Isso chama-se BENEFÍCIO.

E o padrão de linguagem perfeito é “assim você pode”.

Por exemplo, digamos que você está vendendo um website e sabe que os resultados desejados do seu público alvo, são “vender todos os dias, de forma automática sem muito esforço”. Por isso está incluindo no website, um blog com um funil de vendas

Muitos escreveriam assim:
“O Website XYZ vem com um funil de vendas automático inovador! (Característica). Ele é o que há de melhor em tecnologia atualmente. É desenvolvido pelos melhores profissionais de webdesign e redação. E o melhor, estamos incluíndo nele um blog com funil de vendas automático para você atrair clientes e vender todos os dias. (Benefício)

OK, nada mal… mas vamos tentar usar as palavras mágicas…

Com este Website XYZ fica fácil atrair muitas visitas de clientes potenciais todos os dias. Você terá audiência, então então você pode analisar e criar suas promoções e ofertas rapidamente. (resultado que leva ao benefício)

E isso torna possível vender todos os dias. Cada página do seu website pode atrair clientes com interesses específicos e disparar gatilhos que os levam à paginas de venda dos exatos produtos que eles tem interesse, então você pode medir resultados, otimizar sua estratégia, criar sua máquina de vendas e deixá-la funcionando de forma automática para vender enquanto aproveita a vida. (resultado que leva ao benefício)

É isso! Simples, não é?

 

04 – Encare o ceticismo de frente.

A maioria dos vendedores tenta fingir que não existem problemas com os produtos que estão vendendo, que não existem objeções dos consumidores. Essa é uma maneira infalível de perder clientes e confiança, porque é como tentar ignorar que existe um bode na sua sala de estar. Você sabe que ele está ali. Se tentar fingir que é invisível, vai parecer estúpido.

A melhor abordagem para resolver isso é o padrão de linguagem “você pode estar pensando”.

Primeiro, você precisa identificar identificar a objeção. Vamos pegar como exemplo, o mesmo Website XYZ… e a principal área de objeções é que ele acha que será muito difícil dominar a parte “tecnológica”. O próximo passo é abordar essa objeção enquadrando-a como uma pergunta que seu cliente poderia pensar, mas talvez não fazer.

Exemplo:Você pode estar pensando como você vai conseguir dominar esses complicados softwares de internet.” Agora é hora de responder a essa pergunta usando o clássico “Eu sinto, eu senti, já passei por isso, etc…

Exemplo: “Eu sei exatamente como você se sente. Na verdade, me senti igual quando comecei! No início, parece impossível e mais assustador do que realmente é. Mas nos dias de hoje, com uma explicação e poucos minutos, você consegue entender o que significam os números do seu website. E existem formas de você alterar e montar suas estratégias sem precisar digitar uma linha de código sequer. Sem grandes dificuldades, eu faço isso numa tarde e ainda me divirto muito pensando em estratégias.

 

05 – Escreva textos dizendo à audiência exatamente o que você quer, o que eles tem que fazer e por quê.

Tudo o que você escreve ou publica deve ter um pedido de ação do consumidor que beneficie você e o leitor. Poderia ser fazer uma venda. Poderia ser obter o nome e e-mail. Ou talvez você apenas queira pedir um comentário nas redes sociais, ou marcar um amigo. Seja o que for, você precisa dizer explicitamente o que você quer e dar o motivo, explicar por quê.

 

Por exemplo, existem 2 motivos por eu ter escrito este texto para você.

O primeiro motivo foi mostrar que é possível criar conteúdo que seja atrativo e lucrativo.

Se decidir seguir minhas dicas, você pode escrever artigos, roteiros para vídeo, relatórios, postagens nas mídias sociais… o que você imaginar … tudo estrategicamente pensado para verdadeiramente ajudar o seu leitor ao mesmo tempo que cria valor para sua marca pessoal e pode fazer uma venda no mesmo instante ou no futuro.

O segundo motivo do artigo era fazer você pensar: “Muito legal! CopyWrite é uma técnica de escrita que pode ser usada no marketing tradicional ou digital, e vende mesmo!

Já posso ver como isso funcionaria pra mim. Quero saber mais sobre isso!

E se eu acertei, aqui está algo que você vai GOSTAR!

Eu criei este website para você que tem interesse em algum deste tópicos: CRIATIVIDADE, MARKETING, VENDAS, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL PARA ALTA PERFORMANCE.

Eu gostaria que você tivesse acesso IMEDIATO e GRATUITO aos novos conteúdos e dicas que eu publico aqui, assim você pode sair na frente e ter sempre informação fresca.

Pode conferir o que estou fazendo, onde acertei e aprender com meus erros para evitar os seus.

E você pode obter tudo isso simplesmente colocando seu nome e seu principal e-mail aqui neste formulário:

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Mas caso você ainda esteja indeciso em relação a isso, explico melhor o que você vai receber.

Desde que comecei a empreender, tive que transformar minha vida para alcançar a alta performance e ter os resultados que queria.

Para o desenvolvimento pessoal uso como ferramenta o coaching integral sistêmico, em uma jornada em que o aprendizado não tem fim.

Some isso com a experiência de anos praticando o marketing, publicidade, design e criatividade para grandes marcas do Brasil.

E é isso que você vai receber GRATUITAMENTE no seu e-mail.

Eu quero seu e-mail porque vou mandar uma matéria, um link para um video, etc..  de vez em quando.

Mas talvez você esteja pensando que eu vou incomodar você enviando e-mails chatos ou talvez que eu quero seu e-mail para vender algo pra você mais tarde.

Bem, isso é o que todo mundo pensa hoje em dia na internet, e eu também.

Mas saiba que em todos os e-mails que eu enviar, existe um link em que você pode escolher sair da lista com apenas um click.

E se eu fizer uma oferta pra você algum dia – e provavelmente vou – pode acreditar, será com elegância.

Se esta minha oferta aparecer para você, será de tal forma e em tal momento, que farei porque já tenho certeza que você tem interesse.

É isso que chamo vender com elegância.

Eis aqui mais uma chance

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Obrigado por chegar até aqui e aguardo com expectativa “te ver” na minha lista!

De coração, David Keller.



P.S.: Última dica. Você deve sempre incluir um “P.S.:”

Seja o que for, uma matéria, post, relatório, e-mail… qualquer coisa que tenha um texto longo.

Sim, sim, eu sei… alguns profissionais podem não concordar e tentar te convencer que se deve respeitar a gramática e que em certas situações não se deve usar um “P.S.:”.

Não se preocupe, aqui está meu motivo:  Depois que inventaram a barra de rolagem, muitas pessoas se deslocam até o final antes de ler o texto inteiro.

Então o “P.S.:” é um ótimo lugar para fazer um resumo do seu texto, e a última chance de fisgar leitor.

Então lembre, esse texto se trata de:

1. Como garantir que as pessoas leiam seus textos.

2. Cinco maneiras de influenciar seus leitores enquanto os ajudam

3. Um convite especial para participar da minha lista e receber informações sobre CRIATIVIDADE, MARKETING, VENDAS, EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL PARA ALTA PERFORMANCE.

Se quiser ignorar essa matéria e se inscrever na minha lista agora, você pode fazer no formulário abaixo.

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Intrépido otimista; estudioso da vida; empreendedor entusiasmado; apaixonado pela criatividade, design, comunicação, marketing e vendas; dedicado a ajudar a encontrar o que há de melhor em você e transformar em algo que possa ser vendido para ajudar pessoas. Saiba mais sobre mim…

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